Make your own free website on Tripod.com

A Latitude e a Longitude

As linhas da Latitude e da Longitude são linhas que se intersectam desenhadas nos mapas e nos globos. São utilizadas para localizar e descrever áreas específicas. Existem dois tipos de linhas ao redor do globo: as linhas de latitude e as de longitude. As linhas de latitude são as paralelas (daí o seu nome de paralelos) e horizontais, na direcção este-oeste. O equador é a linha imaginária a partir da qual se mede a latitude; é equidistante dos pólos, dividindo o globo nos hemisférios norte e sul.

Ao contrário das linhas de latitude, que vão ficando progressivamente mais curtas à medida que se aproximam dos pólos, todas as linhas de longitude têm o mesmo comprimento. As linhas de longitude têm a direcção norte-sul, com cada linha individual a intersectar ambos os pólos. Às linhas de longitude dá-se o nome de Meridiano. O meridiano de referência (0 graus de latitude) é uma linha de longitude que foi arbitrariamente escolhida; o meridiano que foi escolhido foi o meridiano que passa pelo Observatório Astronómico de Greenwich, perto de Londres.

Qualquer ponto do globo pode ser descrito em termos das suas distâncias angulares aos pontos de referência do equador (0 graus de latitude) e ao meridiano principal (0 graus de longitude).